segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Unidos da Tijuca faz pesquisa profunda sobre Luiz Gonzaga


 

No próximo ano, será celebrado o centenário de nascimento do Rei do Baião. Luiz Gonzaga será a grande inspiração para o destaque da escola de samba carioca Unidos da Tijuca, que irá desfilar na Marquês de Sapucaí, local onde é realizado o tradicional encontro das escolas de samba do Rio de Janeiro. Para realizar a homenagem, os cariocas da estão fazendo pesquisas, que incluem visitas a museus e longas conversas com os fãs do eterno mestre Lua.
O colecionar Paulo Vanderley é um privilegiado admirador do Rei do Baião. Além de ter convivido com Luiz Gonzaga, durante o tempo em que morou na cidade de Exu, terra natal do sanfoneiro, situada no Sertão do estado, possui mais de 300 discos do artista. “Meu pai trabalhava como bancário e acabou sendo transferido para o Exu, onde fomos morar no final de 1987. Chegando lá tivemos a oportunidade de conhecer Luiz Gonzaga, que acabou se tornando um grande amigo dele”, conta.
Pelo amplo acervo e conhecimento de tudo o que se refere a Luiz Gonzaga, Paulo tem ajudado a escola de samba Unidos da Tijuca, fornecendo valiosas informações: “Luiz Gonzaga já foi tema de um samba enredo nos anos 80. Eu tenho o LP e mostrei para o pessoal da Unidos da Tijuca. Depois, fui convidado por uma equipe que veio do Rio para fazer uma palestra sobre a trajetória de Luiz Gonzaga, a sua importância e influências na música popular brasileira”, afirma
O pesquisador e representante da Unidos da Tijuca, Antônio Maurício, também tem acompanhado de perto os trabalhos. Ao todo, a escola de samba já realizou seis visitas ao Estado. “Primeiro veio o presidente da escola, que conversou com Dominguinhos e se reuniu com todos os sanfoneiros e artistas. Depois veio o carnavalesco, para realizar pesquisas de campo”, conta.
Para reconstruir a história do Rei do Baião, informações também foram coletadas no Memorial Luiz Gonzaga, situado no Pátio de São Pedro, Centro do Recife. O espaço é dedicado à pesquisa, conservação e difusão da obra de Luiz Gonzaga e da cultura nordestina. O gestor do Memorial Luiz Gonzaga destaca a valor de representatividade da figura do mestre Lua: “Ele conseguiu sintetizar a cultura nordestina nele mesmo, por meio da música, do gibão, chapéu de couro, e da forma de falar”, diz José Mauro de Alencar.
NOVIDADE
Pernambuco também poderá contribuir com a homenagem da escola de samba Unidos da Tijuca. Pela primeira vez, compositores da terra poderão entra na disputa da escolha do samba-enredo. Até agora, 42 composições já foram inscritas por pernambucanos; já os compositores cariocas inscreveram vinte músicas.
A primeira eliminatória acontecerá no Estado, no dia 27 de agosto. A grande final será no Rio de Janeiro, no dia 15 de outubro, e contará com a participação de compositores dos dois estados. O desfile da Unidos da Tijuca será no dia 20 de fevereiro de 2012. (PE360graus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário