quinta-feira, 21 de julho de 2011

Prefeito Brivaldo participa de audiência pública sobre a comercialização de queijos de Bodocó em Petrolina


 
A manhã desta quarta-feira (20) foi voltada para discussões na Câmara de Vereadores de Petrolina, acerca da proibição por parte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na comercialização de queijos e doces artesanais dos municípios de Bodocó e Afrânio, respectivamente.
A Casa Plínio Amorim estava repleta. O prefeito de Bodocó, Brivaldo Alves, e o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico, Romero Cunha, e cerca de 60 produtores de leite e queijo do município participaram da audiência pública.
Estiveram presentes o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranilson Ramos, a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, as promotoras de Petrolina e Afrânio/Dormentes, Ana Claudia Sena e Ana Paula Nunes, respectivamente, a presidente da Casa Plínio Amorim, Maria Helena, além de parlamentares, vereadores, os prefeitos Carlos Cavalcante (Afrânio), Geomarco Coelho (Dormentes), Eliane Soares (Santa Cruz) e centenas de produtores.
O motivo da audiência estava relacionado à proibição de comercializar em Petrolina, queijos e doces produzidos em Bodocó e Afrânio, após determinação do Ministério Público do Estado. Os produtos de origem animal dos dois municípios ainda não possuem Selo de Certificação.
O secretário Ranilson Ramos reforçou o potencial da cadeia produtiva do leite e a importância do PIB para a região, assim como para o Estado. “O setor de queijos e doces absorvem 800 mil litros de leite por dia. Bodocó é líder na produção de leite, produzindo 150 mil litros por dia, gerando emprego e renda, não podemos deixar a cadeia do leite quebrar. Faremos um investimento primário que será a construção de tanques de resfriamento. Vou levar para o governador Eduardo Campos o projeto de universalização do resfriamento nos municípios,” disse Ranilson.
Em seu discurso a promotora de Justiça, Ana Claudia Sena, defendeu que o papel do Ministério Público é a favor do consumidor e que a legislação obriga que todos os produtos de origem animal estejam certificados.
Para o prefeito Brivaldo, a audiência foi de relevante importância. O gestor afirmou empenhar-se na busca pela certificação dos produtos e solicitou a compreensão do MP: “Esta audiência foi muito importante, pois discutimos o problema com a presença dos poderes públicos e dos produtores locais. Pedimos apenas compreensão ao Ministério Público para que possamos nos organizar de forma estruturada. O município de Bodocó vai se empenhar nesta causa para obter a certificação dos nossos produtos, e para isso, contamos com uma parceria muito importante que é a do governo do Estado” afirmou.
Titular da pasta de Agricultura no município de Bodocó, o secretário Romero Cunha, reforçou a necessidade de um maior prazo por parte do MPPE e a importância do Complexo Agroindustrial do Leite de Bodocó, uma obra inédita em Pernambuco, que abrigará 20 fábricas de queijo, usina de beneficiamento de leite, fábrica de iogurte e posteriormente, fábricas de doce. A expectativa agora é que o projeto fique pronto para que a ordem de serviço seja assinada e as obras do Complexo sejam iniciadas.
Na audiência, ficou definido que a Adagro realizará um levantamento técnico para que seja criado um Selo de Inspeção Provisório para os queijos e doces. Até o próximo dia 29 este selo será apresentado pelo órgão do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário