sexta-feira, 10 de junho de 2011

Crato vai instalar Zona Azul

 

Foto: Antônio Vicelmo


Crato (CE) – Com 22 mil veículos matriculados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e mais um fluxo cerca de 500 carros de outros municípios que circulam por dia nas ruas do Crato, o trânsito se tornou um caos, principalmente, nas ruas centrais da cidade. De acordo com levantamento feito pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), mais de 150 veículos são emplacados por mês na cidade.
“É complicado encontrar uma vaga para estacionar no Centro da cidade”, admite o coordenador geral da fiscalização do Demutran do Crato, Francisco dos Santos Praxedes. Ele explica que uma das alternativas é a implantação da Zona Azul, um sistema de estacionamento pago e rotativo que tem como objetivo organizar o trânsito de veículos na cidade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Crato, José Gilson Alencar, pretende reunir, na próxima semana, representantes da Associação Comercial e Empresarial do Município, Sindicato dos Lojistas, Câmara de Dirigentes Lojistas e diretores do Demutran, com a finalidade de discutir o assunto. O secretário entende que a instalação da Zona Azul é uma necessidade urgente. Mas pretende discutir o assunto amplamente com todos os seguimentos envolvidos.
ModeloDepois dessa reunião, começa a fase de implantação do sistema nas ruas centrais do Crato. O secretário acredita que, até o fim de julho, o trabalho seja concluído. A ideia, segundo ele, é copiar o modelo implantado em Juazeiro do Norte com relação à cobrança de uma taxa de R$ 1,00 por duas horas. A diferença é o sistema de administração. No Crato, não será terceirizado. O sistema será coordenado pelo Demutran.
Outra novidade deverá ser a contratação de agentes mirins para orientar os motoristas. O novo sistema a ser implantado no Crato conta com o apoio da Câmara Municipal que aprovou, por unanimidade, um requerimento do vereador Florisval Coriolano, sugerindo nomes de algumas ruas onde será implantada a Zona Azul.
De acordo com o projeto do Poder Legislativo, a Zona Azul deverá ser instalada nas seguintes ruas: Senador Pompeu, Duque de Caxias, Monsenhor Esmeraldo, Dr. João Pessoa, Santos Dumont, José de Alencar, Almirante Alexandrino, Bárbara de Alencar, Tristão Gonçalves e José Carvalho. O diretor do Demutran, Luiz Joatan de Sousa, informou que está sendo realizada a sinalização das principais ruas do Centro, em preparação da área para implantação da mudança. (Informações do Diário do Nordeste)
MAIS INFORMAÇÕES Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) – Crato
Avenida Perimetral Dom Francisco, 220 Telefone: (88) 3523.5232

Nenhum comentário:

Postar um comentário