quinta-feira, 19 de maio de 2011

PNAE está mais perto de ser consolidado em Trindade

Após avaliação das primeiras ações do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na cidade de Trindade, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, CAATINGA, CAE (Conselho da Merenda Escolar), e Secretaria de Educação decidiram criar uma comissão de monitoramento do programa. O objetivo é garantir que os agricultores tenham produtos suficientes para suprir a demanda dos 30% de recursos, destinados à inserção de alimentos da agricultura familiar na merenda escolar.
A comissão foi proposta durante reunião realizada nessa segunda-feira (16), e será composta por um membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, PDHC, CAE, CAATINGA, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, IPA, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Associação Proponente e um agricultor cadastrado no programa.
Além disso, na ocasião, foram identificados alguns pontos estratégicos para a consolidação do programa no município, bem como, foi feita uma reflexão dos principais impasses que dificultam o andamento desta política, e a garantia das entregas dos alimentos produzidos pela a agricultura familiar.
De acordo com o técnico do Caatinga, Diolando Saraiva, ações foram elaboradas para garantir o funcionamento do PNAE em Trindade. Com a criação da comissão de monitoramento traçamos também, algumas atividades que vão auxiliar na consolidação do PNAE, como por exemplo, realizar sensibilizações das famílias agricultoras para participação no programa e sistematização dos momentos de articulação e mobilização dessas, revela.
PNAE – O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos matriculados em escolas públicas e filantrópicas de educação básica. Neste programa, 30% dos recursos destinados à merenda escolar, devem ser aplicados na compra de produtos oriundos da agricultura familiar.
Imagem: Reprodução Internet

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