terça-feira, 24 de maio de 2011

Nordeste receberá certificadora orgânica em 30 dias


“Em breve o Nordeste vai receber oficialmente sua primeira certificadora de produtos orgânicos do Brasil”. A notícia foi dada pelo presidente do Conselho da Segurança Alimentar Orgânica (Consea Orgânico), Osnan Soares durante o workshop sobre produção orgânica em Petrolina/PE.
O credenciamento deve ser oficializado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) até o mês de julho. A partir disso, o Conselho será responsável pela emissão do selo de produto orgânico para os agricultores nordestinos.
Segundo dados do MAPA, o Nordeste responde por apenas 13% da produção orgânica nacional. Esse baixo percentual deve-se, na opinião de Osnan Soares, à ausência de uma certificadora autorizada pelo ministério na região.
Contudo, nos perímetros públicos da Codevasf em Pernambuco a produção de alimentos nos moldes orgânicos vem crescendo. Hoje 83 produtores, acompanhados por técnicos da Codevasf, são orientados a produzirem frutas e hortaliças livres de agrotóxicos. De acordo com o presidente do Consea, que também é funcionário da Companhia, são cerca de 520 hectares irrigados plantando e colhendo sob as diretrizes orgânicas aprovadas pelo MAPA.
O workshop dos setores de alimentos, frutas e produção orgânica no Brasil foi realizado esta segunda (23) em Petrolina como uma das atividades de apoio à internacionalização realizadas por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME), executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e cofinanciado pela União Européia.
Foto: ASCOM Codevasf
Publicado por Elba Galindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário